quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Bossabol

Bossabol ou bossaball é uma combinação de diferentes esportes em uma mesma quadra e que é composto pela técnica do vôlei, a ginga do futebol, os movimentos da ginástica artistica e ainda a criatividade do praticante. Para completar, essa modalidade é “jogada” ao som de uma boa música. O resultado: pode ser considerado o esporte mais divertido do século XXI.


Esse esporte– que ainda não tem campeonatos nacionais ou internacionais – é realmente muito recente, foi criado há menos de 10 anos. As informações sobre praticantes ainda são escassas e limitadas, mas o bossabol tem tudo para se tornar uma mania. Pelo menos aqui no Brasil.
Composto por três camadas de colchões infláveis, dois trampolins acrobáticos (espécie de cama-elástica) e uma rede, o bossabol pode ser praticado por pessoas de todas as idades e níveis de habilidade. Antes de entrar em ação, os praticantes fazem um breve aquecimento e recebem sapatilhas especiais.
O objetivo básico no bossaball é fazer com que a bola toque o solo do lado do seu oponente da rede e ganhar pontos com base em onde a bola cair. O alvo mais cobiçado é o trampolim que fica diretamente na frente da rede. Nesse caso a equipe ganha três pontos. Se se a bola bater nos painéis infláveis ao redor do trampolim, um ponto é marcado. Nenhum ponto é marcado quando a bola pára nos anéis ao redor do trampolim e o jogo continua depois disso. 
Bossabol é um esporte de baixo risco e impacto reduzido – afinal é praticado em cima de um colchão inflável, o que permite ao praticante realizar saltos de mais de um metro e meio de altura sem correr grandes riscos de lesões.
História: O bossabol foi inventado pelo ex-tenista belga Filip Eyckmans na primeira metade da década de 2000. As primeiras partidas foram jogadas na Espanha, onde Filip vivia naquela época.
Apesar do bossabol ter sido “criado” na Europa, esse esporte tem DNA brasileiro.Isso porque o belga esteve no Brasil pouco tempo antes e durante sua estadia em Recife, teve seu primeiro contato com a capoeira. Ficou encantado com essa atividade que mistura elementos regionais e africanos em uma dança que é também 
uma luta e de certa forma, um jogo.  Além dessa descoberta, Filip Eyckmans conheceu o vôlei de praia e o futebol de areia. E como todo bom turista estrangeiro, se rendeu aos encantos da música brasileira. A única diferença é que ele somatizou todos esses elementos e os reuniu em uma única atividade esportiva: o bossabol. A essência da formação desse esporte está explicada e o nome, é claro, é uma homenagem do belga ao clássico estilo musical brasileiro, a Bossa-Nova.
Apesar de ser uma modalidade bastante nova, já há amantes e praticantes em alguns países do mundo, como o Brasil, Alemanha, Holanda, Espanha, Portugal, Romênia, Cingapuera, Kuwait, Equador e Arábia Saudita.
Regra
A equipe marca um ponto quando a bola cair no campo do time adversário. Se a bola cair na cama elástica no lado do time adversário, a equipe que jogou a bola marca três pontos.


Cada time é composto por quatro jogadores. Um jogador fica no trampolim e os outros três jogadores nos colchões infláveis ao redor. 
O jogador central é responsável por fazer a primeira defesa, se necessário, e pular no trampolim para ganhar altura, enquanto os três jogadores ao redor preparam a jogada. Quando o jogador principal atingir uma altitude de ataque, a bola é levantada por um dos três jogadores armadores e o ataque acontece.
Cada time pode ter no máximo oito toques na bola em cada jogada, o que significa que após a defesa o time tem até seis toques para o jogador do trampolim se preparar para um novo ataque.
Os jogadores podem tocar a bola com as mãos, dois toques com o pé e um toque com a cabeça.
Ganha o jogo a equipe que fizer 15 pontos primeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário